Qualidade- adequação ao uso, o
primeiro passo para a qualidade nasce no cliente consumidor.
Inspeção amostral – pego uma
parcela do lote para verificar defeitos.
Qualidade no processo produtivo –
Qualidade na origem, evita prejuízos e defeitos.
Controle de qualidade – ações
pela qualidade que acontecem dentro do processo produtivo.
Planejamento de qualidade – vê o
que meu cliente quer, transformar em requisitos de um produto e transformar
isso numa linha de produção capaz de produzir algo sem defeitos.
A qualidade teve três momentos,
qualidade da saída velha visão, qualidade na origem, melhor que tudo é planejar
para que não haja defeitos.
ZQT – Zero Qualidade Control.
Enfoque de qualidade – o
consumidor quem dita a qualidade.
Qualidade total – que atenda
totalmente ao consumidor.
Sete habilidades feitos por Japoneses: eliminar produtos com
defeitos, aumentar a produtividade, terminar tarefas no momento sugerido,
aumentar o valor agregado ao produto, eliminar perdas, reduzir tempos e reduzir
custos de estoques.
Produtos ou serviços de qualidade
– Atenda perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma
segura, e no tempo certo as necessidades do cliente.
Produto ou serviço de qualidade é
aquele que possui: projeto perfeito, sem defeito, baixo custo, segurança do
cliente, entrega no prazo certo, no local certo e na qualidade certa.
Itens que agregam qualidade a um
produto: atender perfeitamente as necessidades do cliente, atender de forma
confiável as necessidades do cliente, possui baixo custo, atender de forma
segura as necessidades do cliente, atender no tempo certo as necessidades do
cliente.
Oito dimensões dos produtos de
qualidade: Desempenho, características, confiabilidade, conformidade,
durabilidade, atendimento, estética, qualidade percebida.
Três abordagens – abordagem
baseado no produto, abordagem baseada no usuário, abordagem baseada na
produção.
Indicativos e dimensões da gestão
de qualidade.
Dois indicativos da gestão de
qualidade – o grau de fidelidade do consumidor do consumidor, a possibilidade
de transformar cliente em consumidor.