Cliente – Quando esta afetado
pelo produto. coxinha.
Consumidor – realizei a compra
sou me torno consumidor.
Duas dimensões que envolvem a
gestão da qualidade. A gestão da qualidade passa a ser da gestão da qualidade
total GQT. Todos são responsáveis pela qualidade.
GQT –Gestão da qualidade total.
Conceito de melhoria aplicada
adequada a qualidade total – Quem já é consumidor, quem poderia ser consumidor,
quem o influencia.
Dois conceitos de melhoria em
gestão de qualidade – KAIZEN otimização do processo, generalização da noção de
perda. Perda é prejuízo.
Melhoria continua Kaizen.
Gestão de qualidade total GQT.
Diferença entre gestão da
qualidade e gestão da qualidade total.
Gestão de qualidade – A qualidade
nem sempre foi total, antigamente resumia se a uma inspeção, só se investigava
amostras na saída. Ultrapassado.
Gestão da qualidade total – GQT –
Conceito mais atual de qualidade, continuamente acompanhando o todo da
produção.
Gestão de qualidade no processo –
Direcionamento de todas as ações do processo produtivo o pleno atendimento do
cliente. Redução dos custos operacionais.
Três etapas de implementação da
gestão de qualidade no processo por meio de adequação do produto ao uso.
Eliminação de perdas e defeitos, eliminação das causas das perdas e defeitos,
otimização do processo.
Cinco elementos de decisão sobre
aquisição de um produto ou serviço seguindo David Garvin: confiança no processo
de produção, aceitação do produto, , valor associado ao produto, confiança na
imagem ou na marca, adequação ao usuário.
Dois aspectos da avaliação global
dos produtos: qualidade do projeto, qualidade de conformação.
Qualidade é a conformação,
basicamente induz a dois elementos básicos: custo gerado pelo produto isento de
defeitos, e custo gerado pela presença de defeitos no processo ou no produto.
Qualidade de projeto: avalia se o
produto atende a determinada faixa de mercado, investe no processo de adequação
do produto aquilo que se destina. Referencia básica: faixa de mercado a
atender, elemento básico de avaliação e satisfação do consumidor, informação
básica: comportamento do mercado consumidor, ênfase: aspectos do consumidor.