Gestão de pessoas para concurso parte 9



pessoas


Ação disciplinar deve ser imediata, compatível, impessoal e informativa.

Quatro etapas da disciplina progressiva – verbal, escrita, suspensão, demissão.

Disciplina positiva.

Punição não motiva.

Disciplina positiva – encoraja o funcionário a monitorar seu próprio comportamento.

Na pratica a disciplina positiva substitui a punição disciplinar progressiva por seções de aconselhamento.

Ombusdman – canal de comunicação e fiscalização entre os consumidores, empregados e diretores.

Dois tipos de conflitos – conflito interno e conflito externo.

Três níveis de gravidade do conflito – conflito percebido ou conflito latente, conflito experimentado ou velado, conflito manifesto ou conflito aberto.

Condições antecedentes do conflito – ambiguidade de papel, objetivos de concorrência, recursos compartilhados, interdependência de atividades.

Três abordagens para administrar conflitos.

Abordagem estrutural – são conflitos que podem surgir da estrutura da organização.

Abordagem de processo.

Abordagem mista- agindo sobre a estrutura da organização e sobre o processo.

Duas dimensões de estilos – assertiva e cooperativa.

Estilo de evitação – evitar ou fugir de conflitos, pode criar um conflito do tipo perde - perde. 

Estilo de acomodação – alto grau de cooperação, resalve pontos menores de discordância. Objetivo é a coexistência pacifica.

Estilo competitivo – assertividade para impor o seu próprio interesse. Conflitos do tipo ganha perde.

Quatro tipos de relações trabalhistas – paternalista, autocrática, reciprocidade, participativa.

Meio de ação sindical – greve, permissão para obter uma reivindicação.

Piquete- obrigar a todos a não trabalhar.

Formas ilícitas de greve.