Gestão de pessoas para concurso parte 5



colaborador


Quatro áreas de requisitos em que se divide a analise de cargos. Requisitos mentais, requisitos físicos, responsabilidade envolvida condições de trabalho.

Três métodos para coleta de dados sobre cargos: entrevistas, questionários, observações diretas ou observações pessoais.

Uso da descrição e analise de  cargos – subsídios de recrutamento, subsídios a seleção de pessoas, material para treinamento, base para avaliação e treinamento do cargo, avaliação de desempenho, base para programas de higiene e segurança, guia para gerente.

Linhas básicas para avaliar o desempenho – alcance de metas e objetivos, avaliação no cargo, avaliação deve ser feito por avaliador e avaliado.

Quem deve avaliar o desempenho: auto avaliação do desempenho, o gerente, o individuo gerente, a equipe de trabalho, avaliação 360 graus, avaliação para cima.

Órgão de RH – comum nas organizações mais tradicionais.

Métodos tradicionais de desempenho – escalas gráficas, escala forçada, pesquisa de campo, incidentes críticos, lista de verificação.

Escala gráficas – Tabela de dupla entrada.

Halo efect – generalização.

Método da escolha forçada – elimina a superficialidade, generalização e subjetividade do método, das escalas forçadas. Fases.

Pesquisa de campo – Método tradicional, entrevista entre especialista em avaliação staff, com gerente de linha em conjunto avaliarem o desempenho.

Métodos dos incidentes críticos – para avaliar características que fogem o padrão, características externas, incidentes críticos. 

Lista de verificação – check list avaliação.

Nova abordagem de avaliação de desempenho. Key performance indicators / Kpi.

Indicadores sistêmicos – permitem visualizar a empresa como um todo em um conjunto homogênico dos processos empresariais.

Indicadores escolhidos em conjunto – há quatro tipos de indicadores: financeiro, ligados ao cliente, internos e inovação.

Índices objetivos de referencia devem ser a base do processo de avaliação de desempenho. Desempenhos: global, grupal, individual.

APPO Avaliação participativa por objetivos – administração de desempenho no qual participam ativamente o funcionário e o seu gerente. Democrática, participativa, envolvente e motivadora.

Novas formas de avaliação de desempenho – deve ser constante, requer muito tempo, categorias devem ser poucas, reduzir a complexidade dos procedimentos, objetivos devem ser claros e explícitos, retribuição salarial devem ser publicas, avaliação formal deve ser apenas uma parte do reconhecimento.

Praticas do RH – agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter, monitorar as pessoas na organização.

Processo de recompensar pessoas – incentivar, motivar.
Recompensar pessoas – duas abordagens, abordagem tradicional do homo econômico são benefícios materiais, abordagem moderna, homem complexo ator social benefícios materiais e sociais.