Gestão de pessoas para concurso parte 4





hipótese do trabalho – previsão aproximada do conteúdo do cargo.

Ficha de especificação ou ficha profissiografica – ficha com que constam informações a respeito do cargo e de seu ocupante.

Cinco categorias de técnicas de seleção – entrevista, provas de conhecimento ou capacidade, testes psicometricos, testes de personalidade, técnicas de simulação.

Testes dicotômicos – sim/não, certo/ errado.

Testes psicometricos – Medida de desempenho. Sendo preditor, validade precisão.

Teste de personalidade – características superficiais, com presença de psicólogo.

Psicodrama – principal teoria geral dos papais.

Aptidão – é inato nasce com a pessoa.

Aplicação de pessoa – colocar a pessoa na organização, colocar a pessoa de maneira adequada e integrada.

Conceito de papel – conjunto de atividades e comportamentos solicitados de um indivíduo.

Pessoas tem expectativas sobre pessoas e seus papeis.

Ice Berg da cultura organizacional – aspectos formais e abertos criados propositalmente pela organização para o publico externo. Aspectos informais e ocultos espontâneos. Voluntária.

Métodos de socialização organizacional – processo seletivo, conteúdo do cargo, supervisor como tutor, grupo de trabalho, programa de integração.

Formas de funcionários aprenderem a cultura organizacional – histórias, rituais e cerimônias, símbolos matérias. Linguagem.

Modelagem do cargo – cargo é a base de aplicação das pessoas nas tarefas organizacionais.

Cargos são intencionalmente desenhados, projetados, definidos dentro de carta racionalidade.

Desenhar o cargo envolve quatro condições básicas – conteúdo do cargo, métodos e processos de trabalho, responsabilidade e autoridade.

Três modelos de desenhos de cargo.

Modelo clássico ou tradicional – modelo criado pelos engenheiros na administração clássica no inicio do século 20. Atividades rígidas, ênfase na fragmentação do trabalho.

Modelo humanístico ou das relações humanas – contexto do cargo, conteúdo do cargo aumentar a moral das pessoas.

Modelo contingencial – mais ampla e complexa com três variáveis simultaneamente: as pessoas, as tarefas e a estrutura. As pessoas se sentem valorizadas no cargo de acordo com essa teoria.

Analise do cargo – coleta informações, aspectos extrínsecos higiênicos.