Gestão de pessoas para concurso parte 3




outplacement

Modelo de planejamento integrado de RH é aquele alinhado com o planejamento da organização.

Absenteísmo ou ausentismo – é a freqüência e ou duração do tempo de trabalho perdido, faltas, atrasos.

Rotatividade de pessoal ou turnover – saída e entrada de funcionários substituídos no trabalho.

Outplacement ou recolocação profissional – preocupação da organização na recolocação de trabalho depois do desligamento da funcionário.

Custos primários – diretamente ligados com o desligamento de pessoal e para substituição de outros.

Custos secundários – envolve aspectos intangíveis, reflexo na produção custos extra laborais. 

Custos terciários – são custos colaterais e imediatos, extra investimentos, perdas nos negócios.

Agregando pessoas ou subsistemas processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas.

Tarefa – atividade individualizada e executada por um ocupante de cargo simples e repetitivo.

Atribuições – para cargos com funções mais cognitivas, pensamentos.

Função – conjunto de tarefas e atribuições.

Cargo – conjunto de funções com posição definida na estrutura organizacional.

Seleção de pessoas – apenas algumas pessoas podem integrar a organização, de acordo com o processo de recrutamento e seleção, que é por meio de atração, divulgação, comunicação. A seleção busca escolha, classificação, decisão, portanto é restrita e abstrativa.

Canditado superdotado – reúne mais que as condições exigidas do cargo.

Seleção – processo de decisão e escolha.

Três modelos: de colocação, um só candidato uma só vaga. De seleção vários candidatos uma só vaga. Existe apenas aprovação ou rejeição de classificação. Vários candidatos para varias vagas. Varias vagas para cada candidato.

Três aspectos da analise do cargo.

Execução da tarefa em si – características humanas ou aptidões.

Interdependência com outras tarefas – a tarefa depende de outras tarefas para iniciar ou terminar.

Interdependências com outras pessoas – a tarefa exige contato com pessoas acima, lateralmente ou abaixo na hierarquia.

Cinco maneiras de colheita de informação sobre o cargo – descrição, analise, incidentes críticos, requisição de pessoas.

Analise do cargo no mercado – vou buscar referencias do cargo no mercado, cargo pode ser novo ou ligado a um conteúdo tecnológico.