Modelo de planejamento integrado
de RH é aquele alinhado com o planejamento da organização.
Absenteísmo ou ausentismo – é a freqüência
e ou duração do tempo de trabalho perdido, faltas, atrasos.
Rotatividade de pessoal ou
turnover – saída e entrada de funcionários substituídos no trabalho.
Outplacement ou recolocação
profissional – preocupação da organização na recolocação de trabalho depois do
desligamento da funcionário.
Custos primários – diretamente
ligados com o desligamento de pessoal e para substituição de outros.
Custos secundários – envolve
aspectos intangíveis, reflexo na produção custos extra laborais.
Custos terciários – são custos
colaterais e imediatos, extra investimentos, perdas nos negócios.
Agregando pessoas ou subsistemas
processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar
pessoas.
Tarefa – atividade
individualizada e executada por um ocupante de cargo simples e repetitivo.
Atribuições – para cargos com
funções mais cognitivas, pensamentos.
Função – conjunto de tarefas e
atribuições.
Cargo – conjunto de funções com
posição definida na estrutura organizacional.
Seleção de pessoas – apenas algumas
pessoas podem integrar a organização, de acordo com o processo de recrutamento
e seleção, que é por meio de atração, divulgação, comunicação. A seleção busca
escolha, classificação, decisão, portanto é restrita e abstrativa.
Canditado superdotado – reúne
mais que as condições exigidas do cargo.
Seleção – processo de decisão e
escolha.
Três modelos: de colocação, um só
candidato uma só vaga. De seleção vários candidatos uma só vaga. Existe apenas
aprovação ou rejeição de classificação. Vários candidatos para varias vagas.
Varias vagas para cada candidato.
Três aspectos da analise do
cargo.
Execução da tarefa em si –
características humanas ou aptidões.
Interdependência com outras
tarefas – a tarefa depende de outras tarefas para iniciar ou terminar.
Interdependências com outras
pessoas – a tarefa exige contato com pessoas acima, lateralmente ou abaixo na
hierarquia.
Cinco maneiras de colheita de
informação sobre o cargo – descrição, analise, incidentes críticos, requisição
de pessoas.
Analise do cargo no mercado – vou
buscar referencias do cargo no mercado, cargo pode ser novo ou ligado a um
conteúdo tecnológico.