Teoria neoclássica da administração para concurso



teoria neoclassica


Teoria neoclássica da administração – criada no contexto de 1945com atualização eclética pegando todas as teorias até então surgidas e seus pontos positivos e coloca se na neoclássica.

Nomes que a teoria neoclássica aborda: escola operacional : muitos conceitos juntos. Escola do processo administrativo: função do administrador. Abordagem universalista da administração: por ser eclético.

Abordagens englobadas pela teoria neoclássica: teoria das relações humanas, teoria da burocracia, teoria estruturalista, teoria clássica, teoria comportamental, teoria da matemática e teoria dos sistemas.

Princípios gerais da administração: PGA – Planejar, organizar, dirigir e controlar – PODC – Função do administrador.

Resultados almejados – eficiência e eficácia.

Eficiência – gestão de recursos nos meios. Exemplo futebol arte.

Eficácia – concluir o desejado. Exemplo ganhar o jogo de futebol com o futebol arte.

APO – Administração por objetivos – administração é gestão por resultados.

Teoria neoclássica é prescritiva e normativa.

Prescritiva – colocar regras a se seguir.

Normativa – documentar por meio de regras escritas ou normatizar a prescritiva.

Homem organizacional – Vive dentro das organizações, convive nas organizações, ele tem papeis diferente em diferentes organizações. Papel em casa, papel na igreja, papel no trabalho. Características: flexibilidade, tolerância as frustrações, capacidade de adiar as recompensas, permanente desejo de realização.

Homem administrativo – Tomador de decisões buscando a alternativa satisfatória, porque ele não domina todas as variáveis no seu administrar.

Princípios fundamentais da organização formal: divisão do trabalho, especialização, hierarquia ou principio escalar, amplitude administrativa.

Três características da autoridade: posição da organização cargo, aceita pelos subordinados, flui através da hierarquia vertical.

Técnicas de delegação: delegar a tarefa inteira, delegar a pessoa certa, delegar responsabilidades e autoridade, proporcionar informação adequada, manter retroação, avaliar e recompensar o desempenho.

Quatro elementos que concorrem para acelerar a descentralização: 1 complexidade dos problemas da empresas. 2 delegação de autoridade. 3 mudanças e incertezas. 4 tempo de estabilidade.

Empowermente – empoderamento – certo cargo ou pessoa recebe maior autonomia para tomar decisões relacionadas ao seu cotidiano.

Conceito de abrangência do planejamento: Estratégico, tático e operacional.

Quatro tipos de planos: 1 procedimento: método. 2 orçamento: dinheiro. 3 programas e programações: tempo. 4 normas e regulamentos: comportamento.

Características da organização formal: 1 divisão do trabalho: decompor o trabalho. 2 especialização. 3 distribuição da autoridade e responsabilidade. 4 racionalismo.

Três tipos tradicionais de organização: linear, funcional e linha staff.

Estrutura colegiada: estrutura nova de administração, uma administração plural.

Linear – tradicional piramidal.

Funcional – principio da especialização do mando e comando para se reportar ao cargo vários chefes dependendo do problema e área.

Linha staff – fusão entre linear e funcional só que esta é uma acessória.

Estrutura administrativa colegiada – comitês, juntas, conselhos, grupos de trabalho, tribunais, diretorias, comissões.

Especialização vertical – criar níveis hierárquicos.

Especialização horizontal – divide a atividade em um mesmo nível hierárquico.