Experiência de Hawtorne –
Luminosidade no ambiente de trabalho e a incidência dela no ambiente de
trabalho.
Fases de experiência de Hawtorne
– 1 luminosidade, 2 sala de experiência de montagens de relés, 3 programas de
entrevistas não diretivas, 4 sala de observação de montagem de terminais experiência
com empregadas já sabendo que estão sendo testados/observados.
Conclusão da experiência de
Hawtorne: 1 nível de produção e resultado da interação social, 2 comportamento
social dos empregados, 3 recompensas e sanções sociais, 4 grupos informais, 5
as relações humanas, 6 a importância do controle do cargo, 7 ênfase nos
aspectos sociais.
Teoria das relações humanas
acredita que a administração tem a função econômica e social.
Teoria das relações humanas –
Homem Social (homo social) ser humano motivado por recompensas e sanções
sociais e simbólicas.
Kurt Lewin – Necessidades: fisiológicas,
necessidades psicológicas e necessidades de auto - realização.
Ciclo motivacional – Equilíbrio
estimulo ou incentivo, necessidade, tensão, comportamento e ação, satisfação.
Conceito de moral – Moral elevada
ou moral baixa reflexo no clima organizacional.
Mary Parker Follet – Lei da
situação, superior e subordinado devem obediência a situação. Os conflitos
podem ser resolvidos por meio da força imposição, ou barganha ideia de perda e
ganho das partes.
Princípios organizacionais de
Mary Parker Follet – 1 contato direto. 2planejamento. Relações recíprocas. 4
processo continuo de coordenação.
Estilo de liderança – autocrático,
democrático e liberal – laissez-faire.
Autocrática – ênfase no líder, democrático
– ênfase no líder e nos subordinados, liberal – ênfase nos subordinados.
Redes de comunicação – rede,
cadeia e circulo.
Elementos fundamentais da
comunicação – emissor ou fonte, transmissor ou codificador, canal, receptor ou
codificador e destino.
Ruído – falha de comunicação.
Elementos que influenciam sobre a
percepção social – estereótipos, generalizações, projeção e defesa receptual.
Tipos de barreiras a comunicação
humana: barreiras pessoais, barreiras físicas e barreiras semânticas.
Três meios de barreiras da
comunicação – emissão, distorção e sobrecarga.