Teoria das relações humanas para concurso



administração


Experiência de Hawtorne – Luminosidade no ambiente de trabalho e a incidência dela no ambiente de trabalho.

Fases de experiência de Hawtorne – 1 luminosidade, 2 sala de experiência de montagens de relés, 3 programas de entrevistas não diretivas, 4 sala de observação de montagem de terminais experiência com empregadas já sabendo que estão sendo testados/observados.

Conclusão da experiência de Hawtorne: 1 nível de produção e resultado da interação social, 2 comportamento social dos empregados, 3 recompensas e sanções sociais, 4 grupos informais, 5 as relações humanas, 6 a importância do controle do cargo, 7 ênfase nos aspectos sociais.

Teoria das relações humanas acredita que a administração tem a função econômica e social.

Teoria das relações humanas – Homem Social (homo social) ser humano motivado por recompensas e sanções sociais e simbólicas.

Kurt Lewin – Necessidades: fisiológicas, necessidades psicológicas e necessidades de auto - realização.

Ciclo motivacional – Equilíbrio estimulo ou incentivo, necessidade, tensão, comportamento e ação, satisfação.

Conceito de moral – Moral elevada ou moral baixa reflexo no clima organizacional.

Mary Parker Follet – Lei da situação, superior e subordinado devem obediência a situação. Os conflitos podem ser resolvidos por meio da força imposição, ou barganha ideia de perda e ganho das partes.

Princípios organizacionais de Mary Parker Follet – 1 contato direto. 2planejamento. Relações recíprocas. 4 processo continuo de coordenação.

Estilo de liderança – autocrático, democrático e liberal – laissez-faire.

Autocrática – ênfase no líder, democrático – ênfase no líder e nos subordinados, liberal – ênfase nos subordinados.
Redes de comunicação – rede, cadeia e circulo.

Elementos fundamentais da comunicação – emissor ou fonte, transmissor ou codificador, canal, receptor ou codificador e destino.

Ruído – falha de comunicação.

Elementos que influenciam sobre a percepção social – estereótipos, generalizações, projeção e defesa receptual.

Tipos de barreiras a comunicação humana: barreiras pessoais, barreiras físicas e barreiras semânticas.

Três meios de barreiras da comunicação – emissão, distorção e sobrecarga.