Teoria comportamental para concurso



concurso


Comportamental ou Behaviorismo.

Teoria comportamental ou teoria do comportamento organizacional.

Tipos de pessoas nas ou para a teoria das organizações: Pessoa Física ou jurídica.

Teoria comportamental não necessariamente estuda o individuo no que faz ele agir no comportamento dele para canalizar este comportamento para ações positivas para a empresa.

Teoria comportamental surgiu no final da década de 1940.

Um desdobramento para a teoria das relações humanas é a teoria comportamental.

Trabalhar a parte informal em beneficio do bom funcionamento organizacional.

Hierarquia de Maslow: Fisiológica, segurança, sociais, estima e auto realização. Hierarquia das necessidades humanas.

Frederick Herzberg – Teoria dos dois fatores: Fatores higiênicos – Manutenção básica. Fatores motivacionais – Fatores intrínsecos ou fatores de satisfação.

A luz de Frederick Herzberg o salário não motiva.

Frederick Herzberg trás o enriquecimento do cargo que pode ser: Enriquecimento vertical – eliminar tarefas simples e acrescentar tarefas mais complexas no mesmo cargo. Enriquecimento horizontal – eliminar tarefas iguais e acrescentar outras tarefas diferentes transitar em setores diferentes.

Teoria X e Y na teoria comportamental de Douglas McGregor. Teoria X é a concepção tradicional da administração exclusivamente mecanicista e pragmática, homem somente por salário. Teoria Y é a moderna concepção da administração homem motivado pelo cargo.

Teoria Z de Willian Ouchi é a capacidade de gestão de pessoas para se alcançar objetivos desejáveis e não foco em maquinas e equipamentos.

Autorizada coercitiva: autoritário. Autoridade benevolente: consultivo e participativo.

Organização como um sistema social cooperativo com interação entre duas ou mais pessoas, desejo e disposição para cooperar com finalidade de alcançar os objetivos comuns.

Teoria das decisões de Herbert Simon: seis elementos que envolvem qualquer decisão 1º tomador de decisão, 2º objetivos, 3º preferências, 4º estratégias, 5º situações, 6º resultados.

Etapas do processo decisório de Simon: Inteligência, concepção, escolha e implementação.