Desenvolvimento organizacional para concurso





Decorrência da teoria comportamental da administração ou Behaviorismo da administração.

DO – Desenvolvimento Organizacional de 1962.

Foco no desenvolvimento organizacional que aprendem.

Foco D.O mudança educacional planejada.

Mudança educacional planejada na D.O é para sobrevivência.

Maior ativo da organização é o fator humano para o desenvolvimento organizacional.

Desenvolvimento organizacional é um desdobramento pratico e operacional.

Desenvolvimento organizacional é um processo de mudança organizacional em busca de efetividade.

Desenvolvimento organizacional mexe no ambiente para ele favorecer a mudança.

Desenvolvimento organizacional é algo continuo utilizando tecnologias sociais treinamentos.

Desenvolvimento organizacional é uma técnica especializada, cujo propósito é criar ações de mudanças conscientes e racionais.

Pressupostos básicos do desenvolvimento organizacional: 1º ambiente em constante mudança, 2º necessidade continua de adaptação, 3º interação entre ambiente e organização. 4º interação entre individuo versos organização, 5º objetivos individuais versos objetivos organizacionais, 6º mudança deve ser planejada, 7º necessidade de participação e comprometimento, 8º incremento da eficácia organizacional, 9º a variedade de modelos e estratégias do desenvolvimento organizacional, 10º o desenvolvimento organizacional é uma resposta as mudanças, 11º as organizações são sistemas abertos.  

Os diversos modelos de desenvolvimento organizacional são baseados em quatro variáveis: o meio ambiente, a organização, o grupo social e o indivíduo.
Cinco fatores de existência de uma organização segundo o desenvolvimento organizacional: pioneirismo, expansão, regulamentação, burocracia e flexibilização.

Clima e cultura organizacional: cultura: repousa sob um sistema de crenças, valores, tradições e hábitos. Clima organizacional: algo que cinto a atmosfera organizacional.

Desenvolvimento organizacional é um processo lento e  gradual.

Três estratégias de mudança para o desenvolvimento organizacional: evolucionária: lenta e suave. Revolucionária: rápida e brutal. Desenvolvimento sistêmico: com apoio e sem resistência.

Técnicas do D.O: treinamento da sensitividade: interpessoal. Analise transacional: interpessoal. Desenvolvimento de equipe: intragrupal. Reunião de confrontação: intragrupal. Retração de dados: intra – organizacional.

Desenvolvimento organizacional tem foco na alteração comportamental.    

Analise transacional: estados do EU, transações, caricias ou estímulos, posição de vida.

Reunião de confrontação: para superar conflitos.

Laboratório de confrontação: comunidade temporária criam ambientes paralelos a administração para testar comportamentos climas organizacionais.

T group – indivíduos trabalhando como aprendizes num laboratório de sensitividade.

Grade gerencial – dois focos na produção e nas pessoas. Modelo D.O Black e Mouton.

Grade gerencial. Eixo horizontal – produção. Eixo vertical – as pessoal.

Seis fases do desenvolvimento organizacional tipo grade manegerencial grid: seminário de laboratório, desenvolvimento de equipes, reunião de confrontação, estabelecimento de objetivos, implementação, avaliação de resultados.

Idéia da teoria 3D eficácia gerencial deve ser avaliada em termos produto resultado em vez de insumos maios, vai depender do estilo gerencial.

Quatro estilos básicos da teoria 3D: estilo relacionado – orientação para a relação. Estilo dedicado – orientação para as tarefas. Estilo separado – relação e tarefas. Estilo integral: relação para a interação.