Decorrência da teoria
comportamental da administração ou Behaviorismo da administração.
DO – Desenvolvimento
Organizacional de 1962.
Foco no desenvolvimento
organizacional que aprendem.
Foco D.O mudança educacional
planejada.
Mudança educacional planejada na
D.O é para sobrevivência.
Maior ativo da organização é o
fator humano para o desenvolvimento organizacional.
Desenvolvimento organizacional é
um desdobramento pratico e operacional.
Desenvolvimento organizacional é
um processo de mudança organizacional em busca de efetividade.
Desenvolvimento organizacional
mexe no ambiente para ele favorecer a mudança.
Desenvolvimento organizacional é
algo continuo utilizando tecnologias sociais treinamentos.
Desenvolvimento organizacional é
uma técnica especializada, cujo propósito é criar ações de mudanças conscientes
e racionais.
Pressupostos básicos do
desenvolvimento organizacional: 1º ambiente em constante mudança, 2º
necessidade continua de adaptação, 3º interação entre ambiente e organização.
4º interação entre individuo versos organização, 5º objetivos individuais
versos objetivos organizacionais, 6º mudança deve ser planejada, 7º necessidade
de participação e comprometimento, 8º incremento da eficácia organizacional, 9º
a variedade de modelos e estratégias do desenvolvimento organizacional, 10º o
desenvolvimento organizacional é uma resposta as mudanças, 11º as organizações
são sistemas abertos.
Os diversos modelos de
desenvolvimento organizacional são baseados em quatro variáveis: o meio
ambiente, a organização, o grupo social e o indivíduo.
Cinco fatores de existência de
uma organização segundo o desenvolvimento organizacional: pioneirismo,
expansão, regulamentação, burocracia e flexibilização.
Clima e cultura organizacional:
cultura: repousa sob um sistema de crenças, valores, tradições e hábitos. Clima
organizacional: algo que cinto a atmosfera organizacional.
Desenvolvimento organizacional é
um processo lento e gradual.
Três estratégias de mudança para
o desenvolvimento organizacional: evolucionária: lenta e suave. Revolucionária:
rápida e brutal. Desenvolvimento sistêmico: com apoio e sem resistência.
Técnicas do D.O: treinamento da
sensitividade: interpessoal. Analise transacional: interpessoal.
Desenvolvimento de equipe: intragrupal. Reunião de confrontação: intragrupal.
Retração de dados: intra – organizacional.
Desenvolvimento organizacional
tem foco na alteração comportamental.
Analise transacional: estados do
EU, transações, caricias ou estímulos, posição de vida.
Reunião de confrontação: para
superar conflitos.
Laboratório de confrontação:
comunidade temporária criam ambientes paralelos a administração para testar
comportamentos climas organizacionais.
T group – indivíduos trabalhando
como aprendizes num laboratório de sensitividade.
Grade gerencial – dois focos na
produção e nas pessoas. Modelo D.O Black e Mouton.
Grade gerencial. Eixo horizontal
– produção. Eixo vertical – as pessoal.
Seis fases do desenvolvimento
organizacional tipo grade manegerencial grid: seminário de laboratório,
desenvolvimento de equipes, reunião de confrontação, estabelecimento de
objetivos, implementação, avaliação de resultados.
Idéia da teoria 3D eficácia
gerencial deve ser avaliada em termos produto resultado em vez de insumos
maios, vai depender do estilo gerencial.
Quatro estilos básicos da teoria
3D: estilo relacionado – orientação para a relação. Estilo dedicado –
orientação para as tarefas. Estilo separado – relação e tarefas. Estilo
integral: relação para a interação.