Onze temas básicos que constituem desafios na era da informática





Conhecimento – na nova economia o conhecimento é gerenciado por meio de TI.

Digitalização – a nova economia é digital. Tudo mais rápido.

Virtualização – sair do físico para o virtual.

Molecularização – antiga corporação foi desagregada.

Integração redes integradas – nova economia é interligada em rede.

Desintermediação – as organizações não estão usando tantos intermediadores como antes.

Convergência – convergimos para a nova mídia a internet em todos os setores da economia.

Produ-consumo – na internet todo consumidor torna se produtor. 

Imediatismo – a nova empresa é em tempo real online. Decisão e execução rápida.

Globalização – a nova economia é uma economia global.

Discordância – não se age ileso tem se o feedback muito rápido que ser negativo ou positivo na internet.

Teoria do ciclo econômico da inovação – de schumpeter – a inovação provoca uma destruição criativa  ao introduzir mudanças que provocam um processo de expansão que altera o estado de equilíbrio sob o ponto de vista econômico.

Três tipos e inovação – evolucionária, lenta ou gradual e continua. evolucionaria – mudança rápida profunda rompe barreiras. Disruptiva – surge por meio de tecnologia ou produto mais barato e com desempenho inferior melhorando com o tempo.

Capital intelectual é um ativo intangível.

O básico já não é mais o ativo tangível mais o intangível. Nossas pessoas, nossos clientes, nossa organização.

Sustentabilidade – fazer hoje sem prejudicar o amanhã, fazer hoje para estar melhor amanha.

Três aspectos de sustentabilidade:

Sustentabilidade econômica: busca eficiência foca no maior interessado na situação econômica da empresa.

Sustentabilidade social – buscar agir consoante com o social com eixo nas praticas.

Sustentabilidade ambiental – preocupação da economia com o meio ambiente.

Governança corporativa – foca a exigência da sociedade e stakeholder da organização, de transparência das atividades econômicas. Veio do setor publico esse termo.

Governança – conjunto de praticas e relacionamentos entre cotistas, acionistas, conselhos administrativos para otimizar o desempenho e facilitar o acesso ao capital.