Ambiente institucional – normas e
valores que a sociedade encara como métodos corretos de organizar e proceder.
Legitimidade – As ações das
organizações são desejáveis, corretas e apropriadas.
Teoria institucional – ações
intangíveis que moldam o comportamento.
Duas dimensões essenciais da
visão institucional: visão técnica – tecnologia cotidiana requisitos
operacionais que legitimam a capacidade da organização. Dimensão institucional
– parte mais visível para o publico externo, controlada pelas expectativa do
ambiente esterno.
Isomorfismo – uma unidade
população se parece com a outra, ou quando uma organização começa a ter
semelhança a estrutura nos modelos e praticas organizacionais.
Similaridade institucional ou
isomorfismo institucional – estruturas e abordagens comuns entre as
instituições.
Três elementos mecanismos do
isomorfismo – força simétrica: resultante de respostas as incertezas
visibilidade de inovação. Forças normativas: resultantes de rever ou
obrigações, treinamento e do profissionalismo comum. Forças coercitivas:
derivam da pendência, influencia política, regras de sanções lei.
Mimetismo – camuflar o ambiente.
Administração do conhecimento –
conhecimento tácito, conhecimento que se aprendeu sem uma maneira formal, por
observação, olhar alguém fazer.
Conhecimento explicito: trazido
para o papel, cultura organizacional.
Conceito de cultura: conjunto de
valores, crenças orientadoras.
Integração interna – integração
dos membros para desenvolver uma identidade coletiva na empresa.
Adaptação externa – adaptação ao
meio ambiente a troca com o ambiente precisa me adaptar quanto empresa.
Conceito de ritos e cerimônias
dentro da empresa: eventos especiais em prol de uma audiência que criam laços
entre as pessoas.
Ritos de passagem – transição de
status sociais novos.
Ritos de reforço – reforçam as
identidades sociais e aumentam o status.
Ritos de integração – revigora
sentimentos de laços comuns.
Heróis – exemplos modelos dentro
das culturas organizacionais. Exemplo Abílio Diniz no pão de açúcar.
Lendas – eventos adornados com
detalhes ficcionais.
Mitos – coerência com os valores
da organização, mas não confirmados com fatos.
Símbolos e a cultura
organizacional – slogans cerimônias, histórias.
Linguagem e cultura
organizacional – provérbios, slogans, meta-forma, transmissões de significado
para a organização.
Mudança da tecnologia.
Abordagem ambidestra – a
organização pode se comportar de duas maneiras. Forma orgânica: quando a
situação pedir a ativação de novas idéias. Forma mecanicista para implementar e
utilizar as idéias.