Ética- valores ou princípios
morais que definem o que é certo para uma pessoa, grupo ou organização.
Três benefícios de se utilizar
praticas éticas, aumentar a produtividade, melhoria da saúde organizacional,
minimização da regulamentação organizacional.
Cinco proposições da
responsabilidade organizacional: responsabilidade social a sociedade passa a
exigir. As organizações tem recepção aberta de insumos da sociedade e expedição
aberta de suas operações para o publico.
Os custos e benefícios sociais de uma
ação. Os custos sociais relacionados a cada ação produto devem ser repassados
ao consumidor. Como cidadão a organização deve se envolver com certos problemas
sociais que não são de sua alçada.
Duas abordagens quanto a
responsabilidade social.
Modelo shareholder – é a posição
contraria a responsabilidade social. Tem organizações que não pensam em
responsabilidade social visando somente o lucro. Só fazendo se forem obrigados
por lei.
Modelo stakeholder – É a posição
favorável a responsabilidade social.
Três graus positivos do modelo
stakeholder – abordagem da obrigação social. Abordagem da responsabilidade
social. Abordagem da sustentabilidade social.
Abordagem da responsabilidade
social – a organização não tem apenas metas econômicas, mas sociais. Reativa
aos seus próprios problemas.
Abordagem da sensibilidade social
– não tem apenas metas econômicas sociais, mas se antecipa aos problemas
sociais.
Conceitos de Dafit: Conceito de
subsistema de produção – processamento da produção insumos. Conceito e
subsistema de limites de fronteira – no momento de trocas com o ambiente
externo a organização está criando uma fronteira, rompendo uma fronteira.
Subsistema de manutenção – estrutura de apoio para manter o todo funcionando.
Subsistemas adaptativos – partes, mecanismos estruturas para observar o
ambiente e estar pronto para se adaptar ao ambiente.
Evolução da teoria e do projeto
organizacional.
Conceito de mesoteoria – teoria
do meio, cuida das trocas de informações dentro da organização.
Domínio ambiental – processo de
adaptação a esse ambiente, tendência da organização tentar controlar algumas
variáveis no ambiente para eliminar a incerteza.
Domínio do ambiente – estratégia
de propriedade: quando a organização adquire parte da outra ou participação no
controle.
Domínio do ambiente – aliança
estratégica controle Joint Venture, reduzem a incerteza acordos de aliança e
fornecimento ou associar se.
Joint Venture – quando as empresa
querem se lançar sobre um mercado novo, fazem alianças estratégicas sem se
expor.
Domínio do ambiente – cooptação –
cooptar é trazer alguém de fora para seu nivel estratégico da empresa.
Domínio do ambiente - diretorias
interligadas, troca de diretores de empresas parceiras com representação de
ambas.
Recrutamento de executivos –
troca de executivos entre empresas reforçando interesses mútuos.
Publicidade e relações publicas:
influenciam o gosto do consumidor coloca a organização sob enfoque favorável, impresso
na cabeça do consumidor.