Ética e responsabilidade social



Ética


Ética- valores ou princípios morais que definem o que é certo para uma pessoa, grupo ou organização.

Três benefícios de se utilizar praticas éticas, aumentar a produtividade, melhoria da saúde organizacional, minimização da regulamentação organizacional.

Cinco proposições da responsabilidade organizacional: responsabilidade social a sociedade passa a exigir. As organizações tem recepção aberta de insumos da sociedade e expedição aberta de suas operações para o publico.

Os custos e benefícios sociais de uma ação. Os custos sociais relacionados a cada ação produto devem ser repassados ao consumidor. Como cidadão a organização deve se envolver com certos problemas sociais que não são de sua alçada.

Duas abordagens quanto a responsabilidade social. 

Modelo shareholder – é a posição contraria a responsabilidade social. Tem organizações que não pensam em responsabilidade social visando somente o lucro. Só fazendo se forem obrigados por lei.

Modelo stakeholder – É a posição favorável a responsabilidade social. 

Três graus positivos do modelo stakeholder – abordagem da obrigação social. Abordagem da responsabilidade social. Abordagem da sustentabilidade social.

Abordagem da responsabilidade social – a organização não tem apenas metas econômicas, mas sociais. Reativa aos seus próprios problemas.   

Abordagem da sensibilidade social – não tem apenas metas econômicas sociais, mas se antecipa aos problemas sociais.

Conceitos de Dafit: Conceito de subsistema de produção – processamento da produção insumos. Conceito e subsistema de limites de fronteira – no momento de trocas com o ambiente externo a organização está criando uma fronteira, rompendo uma fronteira. Subsistema de manutenção – estrutura de apoio para manter o todo funcionando. Subsistemas adaptativos – partes, mecanismos estruturas para observar o ambiente e estar pronto para se adaptar ao ambiente.

Evolução da teoria e do projeto organizacional.

Conceito de mesoteoria – teoria do meio, cuida das trocas de informações dentro da organização.

Domínio ambiental – processo de adaptação a esse ambiente, tendência da organização tentar controlar algumas variáveis no ambiente para eliminar a incerteza.

Domínio do ambiente – estratégia de propriedade: quando a organização adquire parte da outra ou participação no controle.

Domínio do ambiente – aliança estratégica controle Joint Venture, reduzem a incerteza acordos de aliança e fornecimento ou associar se.

Joint Venture – quando as empresa querem se lançar sobre um mercado novo, fazem alianças estratégicas sem se expor.

Domínio do ambiente – cooptação – cooptar é trazer alguém de fora para seu nivel estratégico da empresa.

Domínio do ambiente - diretorias interligadas, troca de diretores de empresas parceiras com representação de ambas.

Recrutamento de executivos – troca de executivos entre empresas reforçando interesses mútuos.

Publicidade e relações publicas: influenciam o gosto do consumidor coloca a organização sob enfoque favorável, impresso na cabeça do consumidor.