Novas abordagens da administração
são muito ligadas a qualidade.
Melhoria continua de Kaize –
introduzir na empresa uma nova filosofia de melhoria continua.
Quando se aplica melhoria de
filosofia continua geralmente se alcança redução de custos e elevação da
qualidade.
CCQ – Calculo de Controle de
Qualidade.
Grupos de 6 a 12 pessoas se
reúnem se esporadicamente de maneira voluntaria para discutir melhorias no
operacional da organização.
Produto de qualidade é aquele que
atenda as necessidades do consumidor, qualidade é adequação ao uso.
Qualidade total na organização
como um todo é todos na organização da cúpula até a base fazendo todo o seu
esforço para que todos os processos tenham qualidade em todos os seus níveis
para todos os seus clientes.
Gerenciar a qualidade total
depende de todos, tenho que envolver todos nesse meu gerenciamento. Dar poder empowerment.
Forma de implementar a qualidade
total: enxugamento: Downsizing de níveis hierárquicos. Terceirização: outsourcing uma operação
interna da organização é transferida para outra. Simplificada: reduzir tempo e
ciclo de produção.
Reengenharia – reestruturar
totalmente a empresa, com foco em processos organizacionais baseados em TI.
Reengenharia começa do zero –foco
nos processos organizacionais.
Bechmarketing criada em 1974 pela
xerox inspira se nas melhores praticas das melhores organizações vistas pelo
mercado. Vê como se faz e adapta la a realidade da minha empresa.
Gestão por projetos: com inicio,
meio e fim, projetos concluídos quando a meta for alcançada. Projeto bem
sucedido e aquele que atende as necessidades do cliente com restrição de
recursos.
Organização por aprendizagem é
aquela que está pronta para atender por meio de seus membros.
Cinco disciplinas das
organizações que aprendem: 1ª domínio pessoal: aspirar, evoluir, formular uma
visão pessoal evolução de objetivos. 2ª Modelos mentais: reflete paradigmas,
ideias arraigadas dentro do seu interior que devem ser quebradas. 3ª visão
compartilhada: coletiva, desenvolvida em grupos todos pensam igual. 4ª
aprendizagem em equipe interação grupal dentro da equipe, sinergia, aprender
por meio de discussões em equipe. 5ª pensamento sistêmico: aprendizado
organizacional, pensar nas coisas que vão além do que esta a sua frente.
Três tipos de lideres segundo
Peter Senge: projetista, guia e professor.
Três tipos de orientação para
estratégia organizacional: escola empreendedora: processos visionários do líder
da organização que nasce do patriarca da empresa que pensou na organização.
Escola do aprendizado: estratégia tem que ser um processo que nasce de um
processo incremental de aprendizado. Escola da configuração: vê a organização
com suas configurações estáveis, mas o ambiente muda ela tem que sofrer uma
ruptura, uma quebra para se adaptar e criar uma nova configuração.
Quatro comportamentos
estratégicos: estratégia defensiva, estratégia ofensiva, estratégia analítica e
estratégia reativa.
Aplicação critica das novas
abordagens.
Os novos parâmetros da
administração são seis aspectos para a administração nesse novo milênio:
emergência das organizações enxutas e flexíveis. Sociedade do conhecimento e da
economia de mercado. Redução do prazo de validade do conhecimento.
Empregabilidade ou ocupabilidade em vez de emprego para a vida toda, todas as
empresas devem ser a administradora de sua empresa e no futuro o administrador
deixará de ser avaliado pela capacidade de assegurar lucros a organização.
Conceito de alto organização –
forma de organização espontânea, livre e autônoma, escapa do planejamento, da
intervenção e do controle tradicional.
Três tipos de alto – organização:
alto organização – fomenta o surgimento espontâneo de sinergias centralizadoras
de novas oportunidades. Altopoeitica – autônoma que possui todos os meios para
se gerenciar, sobreviver e evoluir.
Dissipativas – tem uma estrutura mais está
pronta para quebrar essa simetria e rever sua estrutura.
Homens na administração:
Administração cientifica – homem
econômico.
Teoria das relações humanas –
homem social.
Teoria clássica – homem econômico
e social.
Teoria estruturalista – homem
organizacional.
Teoria comportamental – homem
administrativo.
Informática – homem digital.