Novas abordagens da administração





Novas abordagens da administração são muito ligadas a qualidade.

Melhoria continua de Kaize – introduzir na empresa uma nova filosofia de melhoria continua. 

Quando se aplica melhoria de filosofia continua geralmente se alcança redução de custos e elevação da qualidade.
CCQ – Calculo de Controle de Qualidade.

Grupos de 6 a 12 pessoas se reúnem se esporadicamente de maneira voluntaria para discutir melhorias no operacional da organização.

Produto de qualidade é aquele que atenda as necessidades do consumidor, qualidade é adequação ao uso.

Qualidade total na organização como um todo é todos na organização da cúpula até a base fazendo todo o seu esforço para que todos os processos tenham qualidade em todos os seus níveis para todos os seus clientes.

Gerenciar a qualidade total depende de todos, tenho que envolver todos nesse meu  gerenciamento. Dar poder empowerment.

Forma de implementar a qualidade total: enxugamento: Downsizing de níveis hierárquicos.  Terceirização: outsourcing uma operação interna da organização é transferida para outra. Simplificada: reduzir tempo e ciclo de produção.

Reengenharia – reestruturar totalmente a empresa, com foco em processos organizacionais baseados em TI.

Reengenharia começa do zero –foco nos processos organizacionais.

Bechmarketing criada em 1974 pela xerox inspira se nas melhores praticas das melhores organizações vistas pelo mercado. Vê como se faz e adapta la a realidade da minha empresa.

Gestão por projetos: com inicio, meio e fim, projetos concluídos quando a meta for alcançada. Projeto bem sucedido e aquele que atende as necessidades do cliente com restrição de recursos.

Organização por aprendizagem é aquela que está pronta para atender por meio de seus membros.

Cinco disciplinas das organizações que aprendem: 1ª domínio pessoal: aspirar, evoluir, formular uma visão pessoal evolução de objetivos. 2ª Modelos mentais: reflete paradigmas, ideias arraigadas dentro do seu interior que devem ser quebradas. 3ª visão compartilhada: coletiva, desenvolvida em grupos todos pensam igual. 4ª aprendizagem em equipe interação grupal dentro da equipe, sinergia, aprender por meio de discussões em equipe. 5ª pensamento sistêmico: aprendizado organizacional, pensar nas coisas que vão além do que esta a sua frente.

Três tipos de lideres segundo Peter Senge: projetista, guia e professor.

Três tipos de orientação para estratégia organizacional: escola empreendedora: processos visionários do líder da organização que nasce do patriarca da empresa que pensou na organização. Escola do aprendizado: estratégia tem que ser um processo que nasce de um processo incremental de aprendizado. Escola da configuração: vê a organização com suas configurações estáveis, mas o ambiente muda ela tem que sofrer uma ruptura, uma quebra para se adaptar e criar uma nova configuração.

Quatro comportamentos estratégicos: estratégia defensiva, estratégia ofensiva, estratégia analítica e estratégia reativa.

Aplicação critica das novas abordagens.

Os novos parâmetros da administração são seis aspectos para a administração nesse novo milênio: emergência das organizações enxutas e flexíveis. Sociedade do conhecimento e da economia de mercado. Redução do prazo de validade do conhecimento. Empregabilidade ou ocupabilidade em vez de emprego para a vida toda, todas as empresas devem ser a administradora de sua empresa e no futuro o administrador deixará de ser avaliado pela capacidade de assegurar lucros a organização.

Conceito de alto organização – forma de organização espontânea, livre e autônoma, escapa do planejamento, da intervenção e do controle tradicional.

Três tipos de alto – organização: alto organização – fomenta o surgimento espontâneo de sinergias centralizadoras de novas oportunidades. Altopoeitica – autônoma que possui todos os meios para se gerenciar, sobreviver e evoluir.

Dissipativas – tem uma estrutura mais está pronta para quebrar essa simetria e rever sua estrutura.

Homens na administração:

Administração cientifica – homem econômico.
Teoria das relações humanas – homem social.
Teoria clássica – homem econômico e social.
Teoria estruturalista – homem organizacional.
Teoria comportamental – homem administrativo.
Informática – homem digital.