Relacionamento entre pessoas e
organizações.
Tipos de relacionamento: modelo
de solução ganha - ganha, modelo de solução ganha – perde.
Pessoas como parceiros das
organizações: acionistas e investidores, empregados, fornecedores, clientes e consumidores.
Acionistas e investidores:
capital de risco, investimento.
Gestão de pessoas: aplicar PODC
nas pessoas, para que eu consiga algo a mais delas.
Políticas de ARH: Administrar o
trabalho das pessoas: analise e distribuição dos cargos, desenho dos cargos,
recrutamento e seleção das pessoas, admissão de candidatos selecionados,
orientação e integração de novos funcionários, administração de cargos e
salários, incentivos salariais e benefícios salariais, avaliação do desempenho
dos funcionários, comunicação aos funcionários, treinamento e desenvolvimento
de pessoas, desenvolvimento organizacional, higiene, segurança e qualidade de
vida no trabalho, relações com empregados e relações sindicais.
Organização funcional tradicional
do órgão de RH.
Seis processos interdependentes
da gestão de pessoas: aplicar pessoas, recompensar pessoas, desenvolver
pessoas, manter pessoas, monitorar pessoas.
Administração de recursos humanos
ARH
RH agora é acessória STAFF. Dar
apoio aos outros setores sobre gestão de pessoas.
Staff não poder mando, não tem
poder de linha.
Gestão de pessoas modernas é
Staff.
Centralização de ARH vantagens –
reúne os especialistas de RH em um só órgão, incentiva a especialização,
proporciona elevada integração intradepartamental, A área de ARH é
perfeitamente delimitada, focaliza a função e as tarefas e atividades de
RH, ideal para pequenas organizações.
Centralização de ARH desvantagens
– excessiva concentração de decisões e ações no staff de RH, monopólio e
exclusividade das decisões e ações de RH no staff, homogeneização e
padronização das praticas de RH, manutenção e conservação do status quo,
distanciamento do foco da ação, o órgão de ARH torna se operacional e
burocrático, proporciona administração autoritária e autocrática.
Três eras organizacionais do
século 20: era da industrialização 1900 a 1950 – na visão mais especifica do
homem econômico, aquele indolente, preguiçoso, modelo mecanístico. A pessoa era
mera mão de obra. Na era da industrialização eram relações industriais apenas.
Era industrial neoclássica 1950 a
1990 – globalização e competitividade – que substitui o conceito de relações
industriais entre pessoas e empresas por ARM Administração de recursos humanos,
recursos vivos e inteligentes.
Era da informação após 1990,
ambiente turbulento, tecnologia da informação e aldeia global, capital
financeiro, administração de recurso humanos deixou de existir, agora o termo é
gestão de pessoas.
Organização do futura pensa
globalmente agi localmente.
As pessoas são consideradas parceiras
e colaboradoras.
Cliente – capacidade de
conquistar, manter, ampliar a clientela.
Produto serviço – devem ser
diferenciados, em termos de qualidade e atendimento.
Conhecimento – a era da
informação, predomínio do capital intelectual.