Gestão de pessoas para concurso parte 1.



relacionamento


Relacionamento entre pessoas e organizações.

Tipos de relacionamento: modelo de solução ganha  - ganha,  modelo de solução ganha – perde.

Pessoas como parceiros das organizações: acionistas e investidores, empregados,  fornecedores, clientes e consumidores.

Acionistas e investidores: capital de risco, investimento.

Gestão de pessoas: aplicar PODC nas pessoas, para que eu consiga algo a mais delas.

Políticas de ARH: Administrar o trabalho das pessoas: analise e distribuição dos cargos, desenho dos cargos, recrutamento e seleção das pessoas, admissão de candidatos selecionados, orientação e integração de novos funcionários, administração de cargos e salários, incentivos salariais e benefícios salariais, avaliação do desempenho dos funcionários, comunicação aos funcionários, treinamento e desenvolvimento de pessoas, desenvolvimento organizacional, higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho, relações com empregados e relações sindicais.

Organização funcional tradicional do órgão de RH.

Seis processos interdependentes da gestão de pessoas: aplicar pessoas, recompensar pessoas, desenvolver pessoas, manter pessoas, monitorar pessoas.

Administração de recursos humanos ARH

RH agora é acessória STAFF. Dar apoio aos outros setores sobre gestão de pessoas.

Staff não poder mando, não tem poder de linha.

Gestão de pessoas modernas é Staff.

Centralização de ARH vantagens – reúne os especialistas de RH em um só órgão, incentiva a especialização, proporciona elevada integração intradepartamental, A área de ARH é perfeitamente delimitada, focaliza a função e as tarefas e atividades de RH,  ideal para pequenas organizações.

Centralização de ARH desvantagens – excessiva concentração de decisões e ações no staff de RH, monopólio e exclusividade das decisões e ações de RH no staff, homogeneização e padronização das praticas de RH, manutenção e conservação do status quo, distanciamento do foco da ação, o órgão de ARH torna se operacional e burocrático, proporciona administração autoritária e autocrática.

Três eras organizacionais do século 20: era da industrialização 1900 a 1950 – na visão mais especifica do homem econômico, aquele indolente, preguiçoso, modelo mecanístico. A pessoa era mera mão de obra. Na era da industrialização eram relações industriais apenas.

Era industrial neoclássica 1950 a 1990 – globalização e competitividade – que substitui o conceito de relações industriais entre pessoas e empresas por ARM Administração de recursos humanos, recursos vivos e inteligentes.

Era da informação após 1990, ambiente turbulento, tecnologia da informação e aldeia global, capital financeiro, administração de recurso humanos deixou de existir, agora o termo é gestão de pessoas.

Organização do futura pensa globalmente agi localmente.

As pessoas são consideradas parceiras e colaboradoras.

Cliente – capacidade de conquistar, manter, ampliar a clientela.

Produto serviço – devem ser diferenciados, em termos de qualidade e atendimento.

Conhecimento – a era da informação, predomínio do capital intelectual.