Patrimônio


poupar


A origem da palavra patrimônio vem da acumulação de riquezas que o “pai” (por isso ser PAI – TRIMÔNIO) tanto hoje como nos séculos e séculos da sociedade patriarcalista, deixava como herança para a prole (os filhos geralmente varões).

Patrimônio tanto pode ser coisas tangíveis como intangíveis que estão na posse de vários ou de uma só pessoa. Existem patrimônios que servem apenas de subsistência para aqueles que o possuem, e patrimônios que estão na casa de bilhões e milhões de dólares, o primeiro caso e o mais encontrado em qualquer sociedade.

Nas empresas que é o estudo deste post, o patrimônio inicialmente na formação de capital da empresa vem dos sócios fundadores que o incorporam ao capital social que só será resgatado se um dos sócios deixar a sociedade ou se a empresa falir. O outro caso da entrada de patrimônio e através da comercialização de produtos ou serviços dependendo da atividade que a empresa se encarregue no mercado.

Conceito de coisa, bem, riqueza e capital:

Coisa: É tudo aquilo que existe sem a intervenção do homem exemplos tais como; terra, ar, árvores.

Bem: É aquilo que o homem retira da natureza transformando em produto para atender a uma necessidade.

Riqueza: Os bens em alguns casos são conseguidos facilmente, em outros ele não esta disponível em grande quantidade o transformando em riqueza (algo seleto).

Capital: é todo bem que é utilizado na produção de outro determinado bem. O dinheiro que os sócios investiram na empresa será convertido na fabricação de um produto transformando esse bem inicial em outro.