Na linguagem comum propriedade é aquilo que adquirimos ao longo da vida; tais como dinheiro, moveis, imóveis...Ou seja são valores econômicos que são agregados ao que nos pertence e são conseguidos através do trabalho.
Conceito de propriedade para as empresas.
Assim como existe pessoa física (individuo social), a pessoa jurídica (empresa) também ao longo de sua existência adquire propriedades que vem a ser incorporados as suas posses.
Inventário conceito.
Quando uma pessoa que adquiriu muitas propriedades ao longo de sua vida vem a falecer ela deixa um inventário para quem tem direito sobre sua fortuna: esposa/o, filhos, netos.... Esse documento tem especificado cada propriedade que lhe pertencia tais como: moveis, imóveis ações... E que foi mencionado pelo proprietário e deixado para seus beneficiários.
Inventário de uma empresa.
Assim como as pessoas as empresas também fazem inventários de suas propriedades não necessariamente na sua morte (falência), mas muitas empresas tem o costume de inventariar seus bens: imóveis, moveis, estoques.... No fim do período administrativo de cada mês.
O inventário de uma empresa pode ser:
Parciais: Quando se pega para verificação apenas um valor que a empresa produziu tais como a contagem de mercadorias.
Geral: Quando se verifica todos os bens que pertence a empresa, esse tipo de inventário se processa no fim do período administrativos.