Estatística resumida para concurso o método estatístico

método estatístico

 

O método estatístico é fundamental em grande parte de pesquisas e estudos científicos. Este método é composto por etapas que o pesquisador deve seguir para desenvolver o estudo da melhor forma possível e interpretar os dados de forma mais eficaz. As fases do método estatístico são:

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

É a primeira etapa e uma das mais importantes, pois é nela que o pesquisador irá definir com a máxima precisão possível, o que vai estudar.

Exemplo: um candidato a prefeito de uma cidade deseja saber qual o percentual da pretensão de votos na cidade em que irá concorrer à eleição. Logo, será realizada uma pesquisa para estudar o percentual de votos dos eleitores a favor desse candidato.

PLANEJAMENTO

No planejamento, serão levantadas todas as informações possíveis do problema a ser estudado. Nessa etapa, será definido se a pesquisa será feita com a população (censo) ou com uma amostra dela, e a partir daí serão definidos os cronogramas das atividades desenvolvidas: custos envolvidos, tamanho da equipe para a pesquisa, critérios de aplicação, etc.

I - ESTATÍSTICA DESCRITIVA

Exemplo: O planejamento do exemplo anterior abordará as seguintes informações: se a pesquisa será realizada apenas com uma amostra ou com todos os eleitores da cidade; sendo definido um cronograma de atividades em que neste deverá conter os custos envolvidos, quantidade de eleitores em cada um dos bairros da cidade, mapa da cidade, tamanho e número de equipes que farão a pesquisa, elaboração do questionário que será aplicado, etc.

COLETA DE DADOS

É a coleta das informações, ou seja, quando o pesquisador vai a campo com sua equipe.

Exemplo: A coleta de dados para o exemplo anterior será a aplicação dos questionários nos eleitores da cidade em que o candidato a prefeito está concorrendo.

CRÍTICA DE DADOS

Nessa etapa, é realizada uma busca por possíveis erros que possam ter ocorrido e comprometam a pesquisa.

Assim, é da sensibilidade do pesquisador investigar todo resultado não esperado como, também, o muito acima ou abaixo do normal.

Exemplo: a crítica de dados para o exemplo anterior será a análise dos questionários aplicados e tabulados numa planilha eletrônica. O pesquisador irá à procura de possíveis erros, como: Erro de digitação, número de questionários incompatível com o número de questionários na planilha, averiguação se foi aplicado corretamente os questionários nos locais planejados, se não ocorreu nenhum problema na pesquisa, se há respostas estranhas como, por exemplo, idade de um entrevistado igual a 120 anos, etc. O papel do pesquisador nessa etapa será de investigar todos os possíveis erros da pesquisa para poder averiguar sua veracidade.

APRESENTAÇÃO DOS DADOS (Tabelas e Gráficos):

Após a coleta e a crítica dos dados, será realizado um tratamento estatístico das informações levantadas por meio de tabelas e gráficos.

APRESENTAÇÃO DOS DADOS (Conclusões):

Havendo uma descrição e análise do problema estudado através das tabelas e gráficos, o pesquisador poderá tomar uma decisão é concluir sobre a(s) possível(is) causa(s) do problema investigado.

Exemplo: Uma vez que o pesquisador já tem os dados da pesquisa representados por tabelas e gráficos, poderá ser informado ao candidato o percentual de votos favoráveis a ele, bem como suas qualidades e defeitos informados na pesquisa. Assim, o candidato poderá adaptar sua campanha com base na opinião dos eleitores mensurada na pesquisa.

Em suma, a Estatística pode ser divida em duas grandes áreas: a Estatística Descritiva e a Estatística Indutiva. A Estatística Descritiva é a área que trabalha basicamente realizando uma descrição inicial dos dados. É nela que se realizam a organização, apresentação e análise de dados por meio de tabelas e gráficos, como também por meio de outras medidas estatísticas (por exemplo, a média).

A Estatística Indutiva é onde há aplicações da inferência estatística, ou seja, é nela que o pesquisador vai extrapolar os resultados que encontrou na amostra para a população. Vimos no início do nosso caderno didático o exemplo do professor que aplicou a prova para você e seus 49 colegas de sala. Quando retiramos uma amostra de provas e calculamos a média das notas dessa amostra; ao extrapolar o resultado que encontramos nessa amostra para toda a turma, estamos realizando inferência estatística.

Antes de trabalharmos com as principais aplicações numéricas da estatística, veremos na próxima seção os critérios para realizar arredondamento de números, procedimento bastante utilizado em nosso caderno didático.