Teoria das relações humanas lúdica



Experiência de Hawthorne


No principio tudo era trevas e caos, maquinas desordenadas, pessoas trabalhando a tempo e a hora que assim desejavam, então veio o SENHOR (Taylor) e pariu a luz dentro das trevas fabris; pós ordem, disciplina e mando e comando no caos que até então estava estabelecido.

Então por muito tempo as maquinas e pessoas assim permaneceram, até que o cerne humano já não suportava apertar parafusos e porcas, encaixar engrenagens e rebimbocas no menor tempo possível e com a exatidão desejada.
Foi então que o homem fabril entrou em crise não era o homo econômico que pensavam, ele não desejava apenas o lucro para trabalhar suas expectativas estavam além e acima do vil metal.

Veio então um SENHOR (Hawthorne) em uma fabrica longínqua (Western Eletric Company) olhou esse homo tristonho e desmotivado, operando maquinas com movimento parecidos a essas e lhe deu uma luz no fim do túnel. Pegou três cordeirinhas do rebanho fabril e as colocou para trabalhar numa sala bem iluminada, com regras de controle menos rígidas criando então uma comodidade que até então não era vista pela aquele rebanho tristonho e mecanizado.

Foi então que estas produziram felizes e soltas com a comodidade que até então nunca fora visto no mundo fabril. Este foi o principio de uma nova era no universo das fabricas com o novo senhor não tão rígido e com um olhar mais humano para seus cordeiros.