Baseado no gráfico de Maslow e fundamentando se no estudo do comportamento, o profissional de marketing estuda o que influencia essa compra. Existem algumas etapas no processo de compra:
Reconhecimento das necessidades.
Busca de informações.
Avaliação das alternativas.
Decisão de compra.
Fatores sociais.
Marketing institucional.
Reconhecimento das
necessidades: As necessidades podem ser externas ou internas, externas
quando o indivíduo quer adaptar se socialmente, e as externas quando busca
atender as necessidades orgânicas.
Busca de informações: São
fontes que o indivíduo faz uso para entender o produto desejado como fontes
pessoais, fontes grupais, fontes de marketing, fontes publicas e fontes de
experimentação.
Avaliação das alternativas:
Com as fontes e informações em mãos o consumidor as analisa para satisfazer as
suas necessidades.
Decisão de compra: A decisão será
aquela que atenda aos requisitos anteriores e aos fatores sociais que o indivíduo esteja inserido.
Fatores sociais: As variáveis
sociais são fatores predominantes na hora da compra. Imagine um açougue na Índia
não seria um produto muito aceito.
Fatores de marketing e
situacionais: Existem marcas que já estão no topo da mente dos consumidores
levando uma vantagem considerável sobre os concorrentes. Quando você lembra de
tomar um refrigerante qual a primeira marca que vem a sua mente? COCA – COLA?