Etapas do processo de compra consumidor comum


consumidor comum.


Baseado no gráfico de Maslow e fundamentando se no estudo do comportamento, o profissional de marketing estuda o que influencia essa compra. Existem algumas etapas no processo de compra: 

Reconhecimento das necessidades.
Busca de informações.
Avaliação das alternativas.
Decisão de compra.
Fatores sociais.
Marketing institucional.

Reconhecimento das necessidades: As necessidades podem ser externas ou internas, externas quando o indivíduo quer adaptar se socialmente, e as externas quando busca atender as necessidades orgânicas.

Busca de informações: São fontes que o indivíduo faz uso para entender o produto desejado como fontes pessoais, fontes grupais, fontes de marketing, fontes publicas e fontes de experimentação.

Avaliação das alternativas: Com as fontes e informações em mãos o consumidor as analisa para satisfazer as suas necessidades.

 Decisão de compra: A decisão será aquela que atenda aos requisitos anteriores e aos fatores sociais que o indivíduo esteja inserido.

Fatores sociais: As variáveis sociais são fatores predominantes na hora da compra. Imagine um açougue na Índia não seria um produto muito aceito.

Fatores de marketing e situacionais: Existem marcas que já estão no topo da mente dos consumidores levando uma vantagem considerável sobre os concorrentes. Quando você lembra de tomar um refrigerante qual a primeira marca que vem a sua mente? COCA – COLA?