Concorrência

disputa


Conceito:

● Na visão industrial.
● Na visão mercadológica.

Na visão industrial: É toda empresa que fabrica o mesmo tipo de produto que ofereço.

Na visão: mercadológica: São as empresas que tentar oferecer ao meu publico alvo o mesmo tipo de produto que minha empresa coloca no mercado.

Ou se tanto industrialmente como mercadologicamente são empresas que estão competindo para atingir, com produtos ou serviços semelhantes, o mesmo mercado.

As cinco formas de Porter:

Poder de barganha dos fornecedores: Quando se encontra o produto em grande quantidade no mercado os fornecedores tem um poder maior de negociação dos preços finais.

Ameaças de produtos substitutos: Um produto substituto é aquele que atende meu cliente, mas não tem os mesmos moldes que o meu.

Poder de barganha dos clientes: Quando o cliente compra em grande quantidade ou o preço deste produto é elevado o cliente tem o poder de baixar, através de negociação, o preço final do produto.

Ameaça de novos entrances: Novos entrances são empresas que estão entrando no mercado para  disputa deste mercado, isso é uma ameaça que se deve evitar protegendo e colocando barreiras a esta entrada.

Rivalidade entre concorrentes: Esta e a ameaça mais importante ao qual o administrador deve ter maior atenção, pois o concorrente e o seletor natural do mercado.