Conceito:
● Na visão industrial.
● Na visão mercadológica.
Na visão industrial: É
toda empresa que fabrica o mesmo tipo de produto que ofereço.
Na visão: mercadológica:
São as empresas que tentar oferecer ao meu publico alvo o mesmo tipo de produto
que minha empresa coloca no mercado.
Ou se tanto industrialmente como
mercadologicamente são empresas que estão competindo para atingir, com produtos
ou serviços semelhantes, o mesmo mercado.
As cinco formas de Porter:
Poder de barganha dos fornecedores:
Quando se encontra o produto em grande quantidade no mercado os fornecedores
tem um poder maior de negociação dos preços finais.
Ameaças de produtos
substitutos: Um produto substituto é aquele que atende meu cliente, mas não
tem os mesmos moldes que o meu.
Poder de barganha dos clientes:
Quando o cliente compra em grande quantidade ou o preço deste produto é elevado
o cliente tem o poder de baixar, através de negociação, o preço final do
produto.
Ameaça de novos entrances:
Novos entrances são empresas que estão entrando no mercado para disputa deste mercado, isso é uma ameaça que
se deve evitar protegendo e colocando barreiras a esta entrada.
Rivalidade entre concorrentes:
Esta e a ameaça mais importante ao qual o administrador deve ter maior atenção,
pois o concorrente e o seletor natural do mercado.