História resumida para concurso as Causas da Expansão Marítima e a Chegada dos Portugueses ao Brasil


Brasil portugal

O gosto pela aventura:

Portugal um pequeno pais Europeu a beira da costa atlântica desenvolveu, devido essa proximidade com a costa, grande habilidade com as técnicas marítimas e a construção de NAUS, navios construídos a vila.   

O desenvolvimento das técnicas de navegação:

Astrolábio: Um instrumento naval antigo, usado para medir a altura dos astros acima do horizonte.
Quadrante: Na sua forma mais rudimentar, e tal como o nome indica, um instrumento que consiste num quarto de círculo graduado ao qual está fixo um fio de prumo. a sua função é a medição da altura, que é a distância angular de um objeto em relação ao horizonte.

Balestilha: É um instrumento complementar da esfera armilar, formado por "virote" e "soalha", utilizado para medir a altura em graus que une o horizonte ao astro e dessa forma determinar os azimutes, antes e depois de sua passagem meridiana. A balestilha também é referida como "Báculo de Jaco.

Tábuas astronômicas: Um sistema usado para transferir o lugar geométrico ocupado no céu pelo Sol, pelos planetas do sistema solar e pelas "estrelas fixas" mais visíveis para a posição ocupada ou indicada por um segundo observador.

Estrela Polar: É uma estrela que está alinhada com o eixo de rotação da Terra, ou muito próxima desse eixo, na realidade a Estrela Polar faz parte de uma série de outras estrelas de magnitude moderada, que devido a precessão do equinócio, periodicamente intercalam de lugar nesse ponto e que, por apresentar-se sempre fixa no correr dos anos, é natural ser utilizada como referencial na orientação dos seres vivos sobre a superfície terrestre.

 A atração pelo ouro e pelas especiarias: 

As especiarias eram produtos que temperavam, como também disfarçavam geralmente o gosto das comidas que facilmente putrefavam na época das grandes navegações. Alho, cominho, cravo como diversos outros produtos eram encontrados em países como as chamadas índias. Ouve uma verdadeira corrida nau por esses produtos nessas lugares “privilegiados”.
Outro fator que impulsionou as grandes navegações não só em Portugal como também em outros países Europeus foram as noticias de terras distantes “ainda não descobertas” com imensos depósitos de ouro e outros metais preciosos.      

A chegada ao Brasil:

A chegada ao Brasil foi segundo algumas vertentes foi “acidental”, outros já assim dizem que se sabia da existência dessa terra bem antes de 1500. Teorias a parte no ano de 1500 três naus Santa Maria, Pita e Nina, aportaram em Salvador Bahia, para assim começar a colonização dessa terra tropical.