É o estudo ao qual a empresa faz uso para visualizar como está sua interação com o mercado ao qual faz parte, este intercâmbio é vivo e dinâmico, pois a cada instante ocorrem instabilidade de todas as ordens que interferem a tomada de decisão do administrador.
Os 4As do marketing:
1º Analise: Procura identificar
as forças existentes no mercado que possam influenciar a empresa, esta
identificação realiza se por meio de pesquisas.
2º Adaptação: Assim como a teoria
evolucionista as empresas tem que adaptar se as intempéries do mercado, onde esta
embasada da pesquisa de mercado realizada no 1º A (analise) cria mudanças na
sua produção e distribuição do produto para acompanhas as novas ondas que o
mercado esta trilhando.
3º Ativação: Este item
corresponde à ação da empresa no mercado sob as ferramentas de logística,
distribuição e o composto de comunicação do seu produto.
4º Avaliação: Este item controla
as decisões tomadas anteriormente pela empresa, ou seja, é a auditoria do
marketing na tomada de decisões anteriores.
Exemplo prático:
A empresa UMBRELLA de guarda
chuvas esta alocada numa região de clima chuvoso onde tem grandes lucros com a
venda de seus produtos, porem esta região atualmente atravessa a maior temporada
de estiagem de sua história, derrubando drasticamente suas as vendas da empresa
UMBRELLA, a tomada de decisão da empresa deve se nortear pelos 4As do marketing
para alocar seu produto na nova região. 1º A – Fazer uso de pesquisa para alocar
seu produto na nova região consumidora, 2º A - Adaptar se a esse novo mercado e
suas particularidades segundo a pesquisa realizada no 1º A, 3º A – divulgar e
distribuir os produtos no novo mercado e 4º A – Avaliar se as decisões tomadas
estão seguindo conforme o planejado.