Os 4As do marketing

Os 4As do marketing.


É o estudo ao qual a empresa faz uso para visualizar como está sua interação com o mercado ao qual faz parte, este intercâmbio é vivo e dinâmico, pois a cada instante ocorrem instabilidade de todas as ordens que interferem a tomada de decisão do administrador.

Os 4As do marketing:

1º Analise: Procura identificar as forças existentes no mercado que possam influenciar a empresa, esta identificação realiza se por meio de pesquisas. 

2º Adaptação: Assim como a teoria evolucionista as empresas tem que adaptar se as intempéries do mercado, onde esta embasada da pesquisa de mercado realizada no 1º A (analise) cria mudanças na sua produção e distribuição do produto para acompanhas as novas ondas que o mercado esta trilhando.

3º Ativação: Este item corresponde à ação da empresa no mercado sob as ferramentas de logística, distribuição e o composto de comunicação do seu produto. 

4º Avaliação: Este item controla as decisões tomadas anteriormente pela empresa, ou seja, é a auditoria do marketing na tomada de decisões anteriores.

Exemplo prático:

A empresa UMBRELLA de guarda chuvas esta alocada numa região de clima chuvoso onde tem grandes lucros com a venda de seus produtos, porem esta região atualmente atravessa a maior temporada de estiagem de sua história, derrubando drasticamente suas as vendas da empresa UMBRELLA, a tomada de decisão da empresa deve se nortear pelos 4As do marketing para alocar seu produto na nova região. 1º A – Fazer uso de pesquisa para alocar seu produto na nova região consumidora, 2º A - Adaptar se a esse novo mercado e suas particularidades segundo a pesquisa realizada no 1º A, 3º A – divulgar e distribuir os produtos no novo mercado e 4º A – Avaliar se as decisões tomadas estão seguindo conforme o planejado.