Manuais



pesquisa


Conceito: É um conjunto de textos organizados que servem para orientar o leitor em termos práticos.

Na área administrativa os manuais servem para orientar sobre praticas situacionais vigentes na empresa guiando o individuo que esta no cargo sobre praticas locais do cargo que executa.

Características.

Formalização: São fundamentados na ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que regula a forma rígida de publicação nacional.

Compactado: Deve ser curto com informações estritamente necessárias com texto pequeno.

Divisão de conteúdo: Deve ser dividido em conteúdo para dar lógica coerente e coesa ao conteúdo.

Finalidade dos manuais.

Constituem uma reunião de informa.

São construídos para dirimir duvidas referente a situações pontuais.

Tem geralmente bom resultado para as empresa tendo em vista ser uma fonte constante de conhecimento relevante aos procedimentos da empresa.

Tipos de manuais.

Instruções: Quando ensina determinado procedimento referente ao exercício de uma função.

Rotina: Quando elucida para uma seqüência de passos da rotina empresarial.

Procedimento: Maneira lógica e racional de exercer um serviço.