Primeiramente pilares são formas ou conceitos que sustenta teorias ou estruturas, para dar solidez às praticas futuras.
Exemplo de pilares concretos: as bases de sustentação dos templos gregos.
Exemplos de pilares abstratos a luta de Luther King pelos direitos do povo negro na América.
Ou seja, a base de estudo deste post será os pilares abstratos que Frederick Winslow Taylor (Filadélfia, 20 de Março de 1856 — Filadélfia, 21 de Março de 1915) formulou na abordagem clássica.
Os pilares foram:
1º pilar:
"O desenvolvimento de uma verdadeira ciência da administração, de modo que pudesse ser determinado o melhor método para realizar cada tarefa". Taylor.
Antes de Taylor, nas primeiras fases da revolução industrial, existia um modo de produção desordenado, pois aquele tipo de atividade era recente e sem estudos que balizassem suas praticas, Taylor então observando o período que se encontrava de total desordem pensou em estudar formas de coordenar aquela atividade.
2º pilar:
"A seleção científica dos trabalhadores, de modo que cada um deles ficasse responsável pela tarefa para a qual fosse mais bem habilitado". Taylor.
Existia uma grande quantidade de trabalhadores e vagas de trabalho para serem preenchidas e também uma grande oferta e demanda de produtos a serem produzidos, neste cenário ainda não havia um pensamento posto sobre a qualificação dos funcionários e seu treinamento, pensando neste fator Taylor passou a estudar as habilidades dos seus funcionários a partir dai alocar eles nas funções que fosse mais habilitados e produtivos.
3º pilar:
A educação e o desenvolvimento científico do trabalho. Taylor.
Educar para Taylor era por o funcionário em plena produtividade, com a rapidez necessária e no menor tempo. É o seu lema mais forte e conhecido o "tempos e movimentos" em que ele estudava milimétricamente as praticas de seus trabalhadores, adequando com o tempo esse movimentos para que fossem realizados no menor tempo possível e com o menor custo.
4ª pilar:
A cooperação íntima e amigável entre a administração e os trabalhadores. Taylor.
Antes de Taylor pensar numa aproximação amigável entre patrão e empregados, a relação entre essas partes não existia, pois os patrões ficavam na cúpula de comando e os empregados precisavam apenas obedecer as ordens vindas do topo, para Taylor uma relação mais próxima entre essas partes resultaria em ganhos para ambos.