Estratégias de defesa da empresa


estratégia


Defesa de posição.
Defesa dos flancos.
Defesa pró ativa.
Defesa de contra ataque.
Defesa móvel.
Defesa de contração.

Essas seis estratégias de defesa são iniciativas de sobrevivência frente o mercado competitivo.

Defesa de posição: Consiste na defesa dos mercados já conquistados impondo barreiras a entrada dos concorrentes.

Defesa dos flancos: É o reconhecimento dos próprios pontos fracos e ter a iniciativa de proteger essas fraquezas dos concorrentes. 

Defesa pró ativa: A empresa não espera que o concorrente dê o primeiro passo, ela toma a iniciativa de atacar o concorrente.

Defesa móvel: Quando a empresa sai de um determinado mercado, que não é tão forte, em direção a outro mercado em potencial.

Defesa de contra ataque: A empresa espera que o concorrente dê o primeiro passo na disputa de mercado, e uma atividade perigosa esperar pelo concorrente.

Defesa de contração: Quando a empresa chega ao seu limite de oferta e recolhe se para atender aos mercados mais importantes estrategicamente, abrindo mão dos mercados menores para a concorrência.