→ Defesa dos flancos.
→ Defesa pró ativa.
→ Defesa de contra ataque.
→ Defesa móvel.
→ Defesa de contração.
Essas seis estratégias de defesa
são iniciativas de sobrevivência frente o mercado competitivo.
Defesa de posição: Consiste
na defesa dos mercados já conquistados impondo barreiras a entrada dos
concorrentes.
Defesa dos flancos: É o
reconhecimento dos próprios pontos fracos e ter a iniciativa de proteger essas
fraquezas dos concorrentes.
Defesa pró ativa: A
empresa não espera que o concorrente dê o primeiro passo, ela toma a iniciativa
de atacar o concorrente.
Defesa móvel: Quando a
empresa sai de um determinado mercado, que não é tão forte, em direção a outro
mercado em potencial.
Defesa de contra ataque: A
empresa espera que o concorrente dê o primeiro passo na disputa de mercado, e
uma atividade perigosa esperar pelo concorrente.
Defesa de contração: Quando
a empresa chega ao seu limite de oferta e recolhe se para atender aos mercados
mais importantes estrategicamente, abrindo mão dos mercados menores para a concorrência.